quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A RAZÃO HISTÓRICA

     Duas concepções se contrapuseram acerca da razão: a inatista (para a qual a razão e os conteúdos racionais nascem conosco) e a empirista (para a qual a razão é adquirida por experiência e os conteúdos racionais provêm das associações das ideias formadas durante a percepção sensorial das coisas). No século XVIII, o filósofo Kant criticou as duas posições e afirmou que a razão é inata quanto à sua estrutura e às suas operações, mas os conteúdos conhecidos por ela provêm da experiência. No século XIX, o filósofo Hegel criticou todas essas concepções e afirmou que tanto a estrutura como as operações e os conteúdos da razão vão sendo produzidos no correr da História e que o caráter histórico da razão afasta tanto o subjetivismo inastista e kantiano quanto o objetivismo empirista.
     A razão é razão subjetiva que cria o mundo como racionalidade objetiva. Isto é, o mundo tem sentido objetivo porque a razão lhe dá sentido. 


POR: ANA CAROLINA SOARES DE MELO

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