quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A ATIVIDADE RACIONAL E SUAS MODALIDADES

     A filosofia distingue duas grandes modalidades da atividade racional, realizadas pela razão subjetiva ou pelo sujeito do conhecimento: a intuição (ou razão intuitiva) e o raciocínio (ou razão discursiva).
     A atividade racional discursiva, como a própria palavra indica, discorre, percorre uma realidade ou um objeto para chegar a conhecê-lo, isto é, realiza vários atos de conhecimento até conseguir captá-lo.
     A razão intuitiva ou intuição, ao contrário, consiste num único ato do espírito, que, de uma só vez, capta por inteiro e completamente o objeto.


                                                          A INTUIÇÃO


     A intuição é uma compreenção global e instantânea de uma verdade, de um objeto, de um fato. É um ato intelectual de discernimento e compreensão.
     A intuição racional pode ser de dois tipos: intuição sensível ou empírica e intuição intelectual.
     A intuição sensível ou empírica é o conhecimento que temos a todo momento de nossa vida.
     A intuição empírica é o conhecimento direto e imediato das qualidades sensíveis do objeto externo: cores, sabores, odores, paladares, texturas, dimensões, distâncias.
     A intuição sensível ou empírica é psicológica, isto é, refere-se aos estados ou sujeito do conhecimento enquanto um ser corporal e psíquico individual _ sensações, lembranças, imagens, sentimentos, desejos e percepções são exclusivamente pessoais.
     A intuição intelectual difere da sensível justamente por sua universalidade e necessidade.
     Aintuição intelectual é o conhecimento direto e imediato dos princípios da razão (identidade, contradição, terceiro excluído, razão suficiente), das relações necessárias entre os seres ou entre as ideias, da verdade de uma ideia ou de um ser.
    
                                                        A DEDUÇÃO


     Dedução e indução são procedimentos racionais que nos levam do já conhecido ao ainda não conhecido, isto é, permitem que adquiramos conhecimentos novos graças a conhecimentos já adquiridos.
     A dedução consiste em partir de uma verdade já conhecida e que funciona como um princípio geral ao qual se subordinam todos os casos que serão demonstrados a partir dela. Por isso também se diz que a dedução vai do geral ao particular ou do universal ao individual.
     No caso de uma teoria, a dedução permiturá que cada caso particular encontrado seja conhecido, demonstrando que a ele se aplicam todas as leis, regras e verdades da teoria.




                                                     A INDUÇÃO

     A indução realiza um caminho exatamente contrário ao da dedução. Com a indução, partimos de casos particulares iguais ou semelhantes e procuramos a lei geral, a definição geral ou a teoria geral que explica e subordina todos esses casos particulares.




                                                      A ABDUÇÃO


     A abdução é uma espécie de intuição, mas que não se dá de uma só vez,, indo passo a passo para chegar a uma conclusão. A abdução é a busca de uma conclusão pela interpretação racional de sinais, de indícios, de signos.
     De modo geral, diz-se que a intuição e a abdução são procedimentos racionais que empregamos para a aquisição de conhecimentos, enquanto a dedução é o procedimento racional que empregamos para verificar ou comprovar a verdade de um conhecimento já adquirido.


POR: VERENNA MACHADO BAZAGA

7 comentários:

  1. Gostei muito dessa definição; Precisava de alguma coisa assim para estudar para a prova de Filosofia, e consegui achar aqui.

    ResponderExcluir
  2. mt bom esse site esta bem resumido e bem explicado sobre o assunto
    obg!!

    ResponderExcluir
  3. gostei do conteúdo mas, tem muitas palavras escritas erradas ...

    ResponderExcluir
  4. Ótimo me ajudou muito com o trabalho de filosofia

    ResponderExcluir
  5. Ótimo me ajudou muito com o trabalho de filosofia

    ResponderExcluir