quarta-feira, 20 de outubro de 2010

OS PRINCÍPIOS RACIONAIS

     Desde seus começos, a filosofia cosiderou que a razão opera seguindo certos princípios que ela própria estabelece e que estão em concordância com a própria relidade, mesmo quando os empregamos sem conhecê-los explicitamente. Ou seja, o conhecimento racional obedece a certas regras ou leis fundamentais, que respeitamos até mesmo quando não conhecemos diretamente quais são e o que são. Nós as respeitamos porque somos seres racionais e porque são princípios que garantem que a realidade é racional.
PRINCÍPIO DA IDENTIDADE: O princípio da identidade é a condição do pensamento e sem ele não podemos pensar. Ele afirma que uma coisa, seja ela qual for, só pode ser conhecida e pensada se for percebida e conservada com sua identidade.
PRINCÍPIO DA NÃO-CONTRADIÇÃO: É impossível que a árvore que está diante de mim seja e não seja uma mangueira; que o cachorrinho de dona Filomena seja e não seja branco; que o triângulo tenha e não tenha três lados e três ângulos; que o homem seja e não seja mortal; que o vermelho seja e não seja vermelho; etc.
PRINCÍPIO DO TERCEIRO EXCLUÍDO: Este princípio define a decisão de um dilema _ "ou isto ou aquilo" _ e exige que apenas um a das alternativas seja verdadeira. Mesmo quando temos, por exemplo, um teste de múltipla escolha, escolhemos na verdade apenas entre duas opções _ "ou está certo ou está errado"_ e não há terceira possibilidade ou terceira alternativa, pois, entre várias escolhas possíveis, só há realmente duas, a certa ou a errada.
PRINCÍPIO DA RAZÃO SUFICIENTE: Que afirma que tudo o que existe e tudo o que acontece tem uma razão (causa ou motivo) para existir ou para acontecer, e que tal razão pode ser conhecida pela nossa razão. O princípio da razão suficiente costuma ser chamado de princípio de causalidade para indicar que a razão afirma a existência de relações ou conexões internas entre as coisas, entre fatos, ou entre ações e acontecimentos.




POR: ANA KAROLINA ALVES CAPEL

15 comentários:

  1. entrem em contato comigo eu adoro discutir sobre os principios racionais

    ResponderExcluir
  2. Muitoo obrigaado me ajudoou bastantee
    ii eu odeeio filosofia =)

    ResponderExcluir
  3. Entrem em contato comigo, eu amo filosofia e quero ser um futuro professor desta matéria! (: facebook.com/vitorstabel

    ResponderExcluir
  4. Hum, bem questionável, mas acho que ficou pouco explicativo o princípio da não-contradição.

    ResponderExcluir
  5. isso vai me ajudar pra aula de filosofia

    ResponderExcluir
  6. nossa que delicia esse baile ta uma uva

    ResponderExcluir
  7. "se usou este sabonete, entao esta perfumada"
    que principio e este ?

    ResponderExcluir
  8. BOa tarde pessoal, esse trecho.
    dado exame não condiz com o estado do paciente
    seria qual o principio racional?

    ResponderExcluir
  9. 12.Desde seus primórdios, a filosofia considerou que a razão opera segundo princípios que ela própria estabelece e que estão em concordância com a realidade, mesmo quando não os conhecemos explicitamente. Nós respeitamos esses princípios porque somos seres racionais e porque eles garantem que a realidade possa ser conhecida pela nossa razão. Assinale a opção que explicite quais são os princípios da razão.

    Não existem princípios da razão, sendo eles apenas uma aplicação da lógica, que demonstra a observação de não contradição aos seus enunciados.
    Princípio da identidade; principio da não contradição e princípio da contradição. Devendo ser os enunciados em filosofia claros e organizados, porém não precisam ser verdadeiros ou demonstráveis.
    Princípio da identidade; principio da não contradição e princípio da contradição. Devendo ser os enunciados em filosofia verdadeiros, ainda que sejam contraditórios.
    Princípio da identidade; principio da não contradição; princípio do terceiro excluído e princípio da razão suficiente.

    ResponderExcluir